O Mosteiro de São Bento, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, é um conjunto em estilo barroco, construído pelos monges Beneditinos, formado pelo mosteiro e a igreja, considerado um dos mais importantes do Brasil.

Mosteiro de São Bento
Mosteiro de São Bento (Foto:Rafael Passos)

A construção do mosteiro data do século XVII, e da igreja, do século XVIII, sendo esta tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 10 de janeiro de 1957. Em 1995, o conjunto foi restaurado e, atualmente, no seu interior, realizam-se concertos de música e missas cantadas.

O Conjunto, formado pela igreja e pelo mosteiro, foi construído sob invocação de Nossa Senhora do Monte Serrat. A obra teve início quando da chegada dos beneditinos em João Pessoa, na época que o Estado era a Capitania Real da Paraíba, por volta de 1590.

Após a edificação, passou a ser um dos primeiros e principais locais para cultos religiosos estabelecidos em João Pessoa. E, segundo o Iphan, este conjunto se encontra entre os monumentos mais importantes do país, no seu estilo e de sua época.

Localização: Av. Gen. Osório – Centro, João Pessoa

Horário: segunda à sextas: 9 às 17h