A cidade de João Pessoa vai receber, entre os dias 09 e 11 de agosto, no Centro de Convenções da capital paraibana, a feira de inovação e tecnologia Expotec. O evento é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e, neste ano, terá como tema principal a Internet e as Cidades Inteligentes.

Com quase cinco mil inscritos, a terceira edição já bateu o recorde das demais. Neste ano, não haverá cobrança de ingressos, porém as vagas são limitadas. Para participar, é necessário se cadastrar no site http://www.expotec.org.br/inscricao.html.

Booking.com

O conceito de cidades inteligentes (Smart Cities) se define, entre melhorias de gestão e transparência, pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os municípios mais eficientes, melhores de se viver e autossuficientes. A ideia ganhou força nos últimos cinco anos e foi impulsionada pela construção do zero de cidades inteligentes como Songdo, na Coreia do Sul, e Masdar, em Dubai.

Na EXPOTEC 2017, a grade de programação contará com 168 palestras, oficinas, desfiles e competições para os inscritos, falando sobre diversos assuntos como: bitcoins; criptografia para cartões de crédito; desenvolvimento sustentável; tecnologia a serviço de portadores de deficiência, da sociedade e animais; redes sociais; cosplay; chatbots; startups; energias renováveis; software livre; educação; robótica; Internet das Coisas; e, claro, inclusão digital, entre outros assuntos.

Também será realizada uma feira com atrações abertas aos visitantes, oferecidas por algumas marcas conhecidas mundialmente no ramo da tecnologia.
A EXPOTEC 2017 é organizada pela Anid, Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba (G/LUG-PB) e Governo do Estado da Paraíba, com o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).