João Pessoa

Deixe esse patrimônio enriquecer você!

climadejoaopessoa

Fundada em 5 de agosto de 1585, João Pessoa é a terceira cidade constituída mais antiga do pais. Diferente das outras capitais nordestinas, ela nasceu ás margens do rio Sanhauá. É por este motivo que o centro Histórico possui um acervo arquitetônico e cultural tão vasto e rico, motivos que levaram ao seu tombamento como patrimônio cultural e nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN.  Em um passeio pelas ladeiras de paralelepípedo do Centro Histórico, é possível encontrar um rico acervo arquitetônico, composto por casarios em “art-noveau”, como os que estão presentes na Praça Antenor Navarro, além de belas construções como o Hotel Globo, a Casa da Pólvora, o Centro Cultural São Francisco e o cartão postal da cidade, o Parque Solon de Lucena, mais conhecido como Lagoa.

 

Respire fundo João Pessoa é “Verde Para o Mundo”

Pr

O título de segunda cidade mais verde do mundo não foi dado a toa para João Pessoa. São mais de 7m² de floresta e 20m² de área verde por ambiente. Aqui, as árvores estão em todo lugar, das reservas florestais às vias de grande circulação. Áreas como o Jardim Botânico e a Bica são um espetáculo da natureza, repleto de belas paisagens e trilhas ecológicas em plena cidade, numa localização privilegiada. Essas florestas umidifica o clima, além de funcionar como um verdadeiro pulmão para a cidade.

Deixe-se levar pelo ritmo de uma cultura surpreendente.

Aqui tem música para todos os ouvidos, arte para os olhares mais exigentes e sabor para diversos paladares. O forró pé-de-serra é o ritmo tradicional feito com triângulo, sanfona e zabumba, que embala casais pelas noites da cidade. O artesanato é rico em cores, formas e texturas. Inclua no seu roteiro uma volta pelo Mercado de Tambaú. O calendário de eventos é intenso e diversificado. João Pessoa é assim, surpreendente.

Espaço Surpreendente no extremo oriental das Américas.

A Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes é um projeto assinado pelas mãos talentosas de um dos maiores arquitetos da historia: Oscar Niemeyer. Sua localização geoturística no Parque do Cabo Branco marca a importância do extremo oriental das Américas e valoriza uma região rica em atrativos naturais, como a reserva de Mata Atlântica de um lado e o imenso oceano de outro. A beleza é apenas mais um dos atributos desta obra que possui mais de 5 mil metros quadrados de área que concentra um setor de exposições, terraços panorâmico, anfiteatro e um auditório com capacidade para 518 pessoas e dois ambientes para a realização de diversos encontros artísticos e profissionais.

Você vai se deliciar com João Pessoa.

João Pessoa proporciona deliciosas sensações, a começar pela culinária, rica em cores, aromas e sabores. Têm opções para todos os paladares, desde os apetitosos frutos do mar como peixes, moquecas, camarões, caranguejo ao coco e mariscos, até os pratos tipicamente regionais á base de carne de sol, feijão verde, queijo coalho e mandioca (aqui chamada de macaxeira). Isso sem falar no colorido das comidas à base de milho, como canjicas, pamonhas e o cuscuz. A tapioca é outro prato da terra, feita à base de farinha de mandioca e com os mais diversos recheios. Você vai encontra-la em vários lugares: pela praia, shoppings, restaurantes e principalmente na Feirinha de Artesanato de Tambaú.

Um paraíso de praias urbanas.

praiadosol2016

O litoral se mistura a paredões de Mata Atlântica preservados. São mais de 24 km de águas mornas e cristalinas. Ao todo são nove praias: Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Penha, Jacarapé, Praia do Sol e Barra da Gramame, sem contar que na “cidade onde o sol nasce primeiro” você vai encontrar a maior área de praias urbanas próprias para banho. Aqui, a brisa é abundante devido a uma lei que proíbe construções acima de quatro andares na orla marítima.  

As praias urbanas dispõem de infraestrutura completa com bares, restaurantes. Shoppings, mercados e meios de hospedagem. Além disso, João Pessoa possui praias nativas em área urbana e elas são um verdadeiro convite às atividades de aventura e praticas ecológica.